Devendra Banhart

O cantor, de 29 anos, é um americano criado na Venezuela e considerado hoje um artista de folk psicodélico. Porém não é apenas mais um da nova safra de artistas jovens que vêm reinventando, redescobrindo e divulgando sonoridades antigas.

Devendra está aqui porque desde que o conheci ele tocou meu coração e nunca mais pude deixar de reconhecer sua existência. Além de ser um grande representante da boa música que se faz no mundo hoje, ele é também dono de um estilo folk-neo-hippie, andrógino, criativo e marcante, que como alguns artistas que o influenciaram, às vezes aparece maquiado e vestido com figurino produzido para show.


Seu visual é 70's, carrega na sua imagem a bagagem que se escuta em cada disco, uns muito experimentais, discos nem tão 'audíveis', por assim dizer, às vezes pertubadores, sujos e cheios de sons obscuros e gritos esquisitos.


Devendra assume que entre suas maiores influências estão os brasileiros Secos & Molhados, Mutantes, Caetano Veloso e Novos Baianos.

Sua música é uma mistura de estilos, calcada em arranjos simples de violão com melodias e letras que remetem ao vintage naturalista. Na música 'Carmensita' Devendra brinca com o universo de Bollywood [na compania da ex-namorada, Natalie Portman], assim como brinca com as culturas em que viveu, conheceu e se deixa levar.


Atualmente Devendra divulga o disco 'What We Will Be', 2009, no qual colaborou outro brasileiro, Rodrigo Amarante, do Los Hermanos. Esse é um disco onde se vê um artista mais maduro, onde não há espaço para experimentações surrealistas. Um disco mais fácil, leve, POP.


What We Will Be, 2009



Aqui, a música Quedate Luna, do disco Criple Crow, 2005

fotos: divulgação