Nico

Christa Päffgen era uma nórdica que ninguém nunca ouviu falar, mas NICO, ahh... NICO era Christa e muito mais.

Nico não só era uma nórdica louca querendo ficar muito famosa como uma nórdica linda que ficou famosa pelas mãos de ninguém menos que o mestre do POP
Andy Warhol.

Começou como modelo e fazendo pequenos papéis em filmes de diretores importantes, como La Dolce Vita, de Federico Fellini, 1960. Teve um filho com Alain Delon, mas ficou conhecida mesmo foi com sua participação na banda nova iorquina Velvet Underground, de Lou Reed.


Dizem as lendas que Andy Warhol era tanto mentor intelectual quanto financiador da banda, que por conta da postura semi-morta de Lou Reed no palco resolveu que precisava de alguém que chamasse mais a atenção e para isso chamou Nico para dividir os vocais junto com Lou no primeiro disco.

Fato que Nico tinha uma voz grave lindíssima e impactante, e isso irritou Lou, que nutriu por ela amor e ódio... numa fogueira de vaidades.

'The Velvet Underground and Nico', 1967, é impecável, impressionante, simplesmente um dos mais importantes discos de toda a história do Rock n' Roll.


Dançante, sujo, sexual, melancólico, pesado, visceral, drogado. Definitivamente um álbum que de morno não tem nada!

Na minha opinião, é um disco perfeito! Ouço sempre e nunca canso.


fotos: reprodução
Nico saiu do Velvet e continou gravando discos, muitos não menos importantes. Morreu em 1988, em Ibiza, onde vivia com o filho, já um tanto deteriorada pelo vício.