Laberinto de Pasiones

Falar em Almodóvar para mim é muito fácil, já que estudei toda a sua obra para minha coleção de conclusão da faculdade de Moda.

Eu nem me lembro se foi '
Carne Trêmula' ou 'Tudo Sobre Minha Mãe' o filme que desencadeou em mim essa gana por Pedro, hoje já adormecida, graças à deus.

Fato é que antes dos 2000 chegarem, comecei desesperadamente a buscar todas as informações sobre ele e sua obra, e acabei rápido chegando às suas primeiras películas, da trash-íssima e tosquíssima primeira fase.




É desde então a melhor parte para mim da obra desse diretor espanhol: muito mais crua, nua, feia, gozada e debochada, sem o flerte hollywoodiano, sem a conversinha psico-filosófica Alleniana (que já impera hoje), totalmente punk rock.

Almodóvar era parte da seleta turma que fazia a Movida Madrileña, o movimento underground espanhol dos anos 70-80, e a turma era bizarra, moderna e chocava. Travestis, bichonas escandalosamente declaradas e sapatonas recém saídas do presídio era pouco.


Almodóvar cantava travestido de mulher junto com uma bichinha esquálida na sua banda glam 'Almodóvar & Mc Namara'. É do trecho que eles aparecem no filme 'Labirinto de Paixões' a imagem acima.

Pois era aí que eu queria chegar. O filme, de 1982, é retrato importante da história das movidas e do cinema da época. Feito com poucos recursos, como de praxe, já que na época Almodóvar ainda era funcionário da Telefonica, este filme tem o tom da ousadia que acabou consagrando o diretor mundialmente.

O filme conta a história de uma ninfomaníaca (Cecília Roth garotinha) que se apaixona pelo filho gay de um imperador árabe (Imanol Arias)...?

Flipas? Pois, sim, é nos moldes mais típicos de Almodóvar que a história dos personagens se enreda.

A estética do exagero, os 80's gritando, um jovem Banderas sem medo da viadagem e as aparições de 'Almodóvar & Mc Namara' e Augustín Almodóvar (o irmão), na impagável na cena em que o diretor do filme dentro do filme (sempre) grita para a criatura esquartejada por uma furadeira:
-Fumando y gozando, fumando y gozando!!


As maquiagens e figurinos que com certeza foram tirados dos acervo dos próprios atores e a edição final baratíssima valem como documento que reflete a cultura pop de uma época!



assista aqui o trailer!

imagens: reprodução