vintage: roupa antiga em estado original

Assim como a moda agora é não fumar, as características mais kitsch de todas as épocas e estilos (im)prováveis possíveis vêm a tona, criando uma estética híbrida exagerada, como é o caso dos lúdicos Fruits ou mesmo dos específicos cool caipiras White Stripes.

As fotos que compõem este artigo foram feitas nas ruas mais brecholentas do Raval, no centro de Barcelona (ES), por uma conservadora fotógrafa feita aqui, mas criada em sonho chamada Charlene Cabral. Um olhar não menos lúdico e sentimental que o melhor dos emos poderia ter para inspirar-nos, que comprova a preocupação dos próprios brechós em não estar por fora das tendências, o que curiosamente inverte a situação. Um brechó sem estilo é uma loja fadada ao fracasso, porque em geral as pessoas vão atrás das roupas não pelo baixo valor das peças usadas, mas pelo charme nostálgico que essas possuem afinal as lojas fast fashion populares estão aí democratizando tendências.

Além do vintage, as divertidas releituras do retrô permitem compor, se bem dosado, o visual trendy descolado hi-lo (este adotado pela maioria das tops mais-mais e modistas não conservadores antenados): mistura-se a ‘baixa costura’ com a costura original de alguma época (ou imitação) e assim parece que Kate Moss é sua amiga de infância.

But always take care, nena! A tendência retrô dos brechós já invadiu as passarelas, portanto muito cuidado na hora da emoção pra não fazer a equivocada, tipo 'desci da passarela e saí por aí'!


Fotos: Charlene Cabral
www.dosmes.blogspot.com