Sukiyaki Western Django

Sukiyaki Western Django é um filme de 2007 que eu ainda não havia conseguido assistir, por simples falta de sorte. enfim, agora no final do inverno de 2011 consegui finalmente! eu realmente estava curiosa por causa da participação do Tarantino e do figurino, que eu sabia ser um escândalo.

Dirigido pelo japonês Takashi Miike, segundo a Wikipédia, "um prolífico realizador, o Tarantino oriental, com mais de 60 filmes em poucas décadas", o filme é uma mistura kitsch e louca de Tarantino com Kurosawa com Sergio Leone, logo pensei.

é realmente um faroeste particular, cheio de referências misturadas, pop, um roteiro super tarantiniano, direção de arte, fotografia e figurino incrivelmente modernos e impecáveis. como diria o Jepeto: toda a manha.


O figurino de Michiko Kitamura, obviamente um estilista (e figurinista) japonês, é uma coisa impressionante! impecável, maravilhosamente inventado principalmente à partir da um tanto quanto inusitada junção de roupa moderna e atual com uma pegada americana e indumentária típica do folclore japonês (?). misteriosamente assim ele conseguiu criar um verdadeiro universo de cowboys japoneses, homogeneizando estranhamente os Estados Unidos e o Japão em seu vestir.

e ainda para complementar utilizou como detalhes preciosos acessórios de caça e de guerra, como toucas de pele de bicho, armadura de metal, acessórios de cabeça, cabelo colorido, cordas, tachas, luvas, botas, tudo estilizado e tão bem pensado e planejado que tudo parece mesmo uma coisa só.

o filme conta a história de uma cidade tipo terra de ninguém que é dominada por duas gangues, os brancos e os vermelhos. não vou contar mais sobre o filme porque este não é meu estilo.

de forma inesperada, Michiko Kitamura serigrafou e bordou motivos típicos orientais em jeans de forma desordenada, de acordo com a cor de cada turma. brilhante! o resultado é uma estarrecedora sincronia entre figurino e cenários, vibrante e mágica!


trailer no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=nluPs-nGngk

assista, é uma experiência belíssima de imagem, luz e cor.

imagens: google.