Express Yourself

eu estava super ansiosa para ver o tal clip tão esperado da Lady Gaga, e me surpreendi, não sei se pro bem ou pra pior.

primeiro eu havia achado isso marqueteiro ao extremo, de lançar uma prévia de 'alejandro' na internet, com mais ou menos 30 segundos de clipe (nossa, gente, isso nem existia há algum tempo, e muitas vezes só quem era muito ligado na MTV estava sempre a par dos lançamentos, agora até prévia - teaser -, como se já não bastasse os spoilers?!?)

enfim. achei, pelas primeiras imagens a que tive acesso, que Alejandro, como o nome mesmo sugere, seria de um rollo totalmente español. Alejandro, muita virilidade, religiosidade, Fernando, sangue, touradas, Roberto, o homem como touro, panos vermelhos caindo sobre o corpo, mitológico até... independente disso ser gay.



curiosamente, Alejandro veio encapado em Express Yourself, isso mesmo, Express Yourself da Madonna de 1990, mais ou menos. Da jovem Madonna ainda destilando pelos poros muito vigor e muita criatividade sexual.

eu fiquei meio embasbacada, estava tomando um vinho, e falei: isso é totalmente EXPRESS YOURSELF, CARALHO!!!

e Cesar responde: hmmm, uns caras dançando enquanto os olham uns nazistas... não gosto!



e Lady Gaga passa sem nenhuma sutileza (ela nunca teve) não só por Express Yourself, como por True Blue,
segue com Justify My Love e Erotica, e acaba com o famoso corset de cones de Jean Paul Gaultier, figurino da Blond Ambition em forma de metralhadoras!

para não ser óbvia demais relutei em falar ainda sobre como o novo clip de Gaga remete ainda à Like a Prayer, com a estética Sacra Cristã de alguns elementos.


silêncio. Alejandro é uma grande homenagem a Mad
onna, é um clipe que diz: "ok, você começou tudo e eu assumo à partir daqui". [e com aval da própria, don't be silly!]

É como se Gaga dissesse à Madonna: "você pode se ver aqui, então nunca poderá me acusar de ingrata!"


É escancaradamente assumido
I was in Madonna School Bussines of Entertainment.

Fiquei assim, pensando: - nossa. A Madonna passou seu legado, mais que oficialmente.

Ok... Já não era sem tempo!?!