Coffy


Coffy, 1973, EUA, é um clássico do blaxploitation estrelado pela musa Pam Grier, a mesma que depois de muito tempo apareceu fazendo o que sabe fazer melhor em Jackie Brown, 1997, de Tarantino, filme que agrega livremente elementos de vários outros da safra blax, como Foxy Brown, outro clássico com a mesma protagonista.


O filme é realmente um clássico do estilo black dos anos 70, que se tornou um importante movimento estético visual e musical. Muitos diretores se inspiram até hoje no estilo que retratava a atitude, costumes e o universo mundano black.

O submundo de drogas, prostituição e a bandidagem estão presentes na película que traz muita sensualidade, violência e também humor.



O mais legal do filme pra quem pesquisa moda é a sua estética. A arte toda é muito fiel e característica dos anos 70, cenários e figurinos sincronizados em perfeita sintonia.

Por sinal os figurinos de Coffy e King George são impecáveis, repletos de elementos significativos da moda da época. É um over 70 total com muita referência!

Os próprios cartazes dessa época, desenhados, eram super kitchs e divertidos. Aqui o cartaz é do disco.

E Coffy vai além.

A trilha sonora do filme é naturalmente tão significativa e talvez mais importante que a arte.

Rica em seu soul jazzístico instrumental, a trilha criada por Roy Ayres é puro balanço e swing black! Imperdível!!